Repelentes de pulgas caseiros

Repelente de pulgas caseiros de cães

As pulgas e outros parasitas tendem a atacar animais com a imunidade baixa, portanto o primeiro passo é controlar a saúde do animal.
Estes insetos provocam uma comichão constante nos nossos cães, sugam-lhes o sangue provocam doenças como a dermatites alérgicas e transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias.

Repelentes de pulgas ecológicos para os cães


Com componentes acessíveis, baratos e sem contra indicações é possível combater estes parasitas e mantém-los afastados.
Acrescentar uma colher de vinagre de cidra na água do bebedouro do cão, à razão de uma colher de sopa para 4 litros de água, ajuda a manter as pulgas e carrapatos afastados.
A proteção dos nossos animais também poderá começar a nível interno com levedura de cerveja. Ela mantém o animal saudável ao fornecer-lhe vitaminas do complexo B e ao manter-lhes a flora intestinal equilibrada. Além disso ela irradia um odor no corpo do animal que é desagradável ás pulgas e aos carrapatos. Poderá mistura-la na ração dos animais, aproximadamente uma colher de sobremesa ou uma colher de sopa para cães de grande porte.


Repelente de pulgas com erva cidreira


Deve-se pulverizar os animais 2 vezes por semana e ter atenção de afastar a mistura dos olhos, nariz e ouvidos.
➢100 ml de álcool
➢1000 ml de água
➢Erva cidreira
➢Meia colher de sal grosso
Preparação: Verta o álcool num frasco, acrescente a erva cidreira picada de modo a ocupar metade do volume do álcool. Fechar o frasco e deixar a macerar 24 horas. A ideia é o álcool extrair os princípios ativos da erva cidreira.
Findo este prazo, deve-se coar a mistura, acrescentar a água e o sal.

Repelente de vinagre


Esta mistura é indicada para passar no corpo do cão, após o banho e secagem. Também é muito útil para usar no balde da esfregona e passar na casa.
➢ 2 colheres de sopa de vinagre branco
➢ 1 colher de sopa de álcool
➢ 1 litro de água
Preparação: Misturar todos os ingredientes e usar num borrifador, afastar do rosto do cahoro.

Repelente de pulgas de cravos da índia


Este repelente também é útil contra caraças. Deve-se ser usado nas superficies pretendidas e em animais limpos e secos. Ter atenção em não atingir os olhos, nariz e os olhos do cachoro. Não se deve abusar deste repelente nem aumentar a dose de cânfora, porque esta também têm os seus efeitos colaterais.
➢1 litro de álcool
➢30 pedras de cânfora
➢10 gr de cravo da índia
➢1 copo de vinagre branco
Preparação: Misturar todos os ingredientes num frasco ou garrafa. Deixar em infusão 24 horas. Findo o tempo coar o preparado e usa-lo num borrifador. 


Repelente de alho


O alho é um ótimo repelente natural contra estes parasitas. O alho contém subtancias que podem provocar anemia nos cães, quando ingerido. Contudo esta condição verifica-se apenas quando o alho é ingerido em excesso.
➢ 2 dentes de alho
➢ 100 ml de óleo de cozinha
Preparação: Esmagar alguns dentes de alho e acrescentar óleo de cozinha. Passar no corpo do animal. Deixar atuar alguns minutos e passar por água. Afastar dos olhos e do nariz do cachoro.

12 comentários:

  1. Cravo da índia é mito e alho tbm.. eu fiz o teste num recipiente e elas não morreram!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dayse Maria, estamos a falar de um repelente, a sua principal função é repelir.

      Eliminar
    2. é repelente não mata so repele

      Eliminar
  2. Respostas
    1. A melhor coisa é a levedura de cerveja que é usada como repelente e funciona mesmo mas tem que usar todos os dias hem ???

      Eliminar
  3. Vou fazer, pois a minha Chow chow tem Dermatite Alérgica a Picadas de Pulgas, ela é medicada todo mês para matar as que a picam, isso impede a infestação, mas não a alergia, pois elas morrem só depois que a picam...o repelente deve ajudar a evitar a picada.

    ResponderEliminar
  4. Não deem alho para seus animais de estimação, é tóxico à cães e gatos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Karoline Menegotto, o alho é tóxico para cães e gatos quando ingerido. Aqui fala-se em uso tópico em quantidades reduzidas.

      Eliminar
  5. Colega, alho é tóxico pra cachorros. Causa destruição das células vermelhas e anemia. Não deem alho, principalmente cru, para seus animais, por favor. -_-

    ResponderEliminar