3.08.2017

Cultivo de courgettes

Cultivo de courgettes, a abobrinha Italiana

A courgette é da família das cucurbitáceas, cujo nome cientifico: Cucurbita pepo . É uma planta de folhas grandes, com flores amarelas que dão origem a frutos alongados ou cilíndricos, com a pele verde, ligeiramente estriada e brilhante. Existem inúmeras variedades e embora distintas no tamanho, formato, cor e sabor, todas partilham características comuns.
A produção é avassaladora, quando escalonada 2 ou 3 plantas, normalmente são suficientes para o consumo da casa.
As courgettes também conhecidas por abobrinhas, são um dos vegetais mais fáceis de cultivar e uma opção saudável e pratica, que dá origem a inúmeros pratos. A sua ingestão apresenta muitas vantagens para a saúde (Benefícios da courgette) por isso é tão recomendada pelos nutricionistas.

Sementeira da courgette


Esta horticula não se deve semear no local definitivo até aos meados da primavera. Para começar a produzir courgettes precoces deverá iniciar a sementeira de forma protegida, dentro de casa ou em estufa. Deverá fazê-lo em vasos individuais com aproximadamente 8 cm de diâmetro.
Poderão ser plantadas ao ar livre após 4 semanas e após ter passado o risco de geadas.
A plantação deverá realizar-se em fileiras de 100x80 cm.
Para a sementeira directa, deverá colocar a semente a uma profundidade de 2 cm, no solo previamente preparado. Deverá colocar 3 a 4 sementes por cova, que se desbastam logo após a emergência, deixando apenas uma planta.
Germinam com temperaturas acima dos 15º, passado 5 a 10 dias.

Solo e adubação da courgette


O local de sementeira da courgette deve ser aberto e soalheiro.
O solo deverá ser rico em matéria orgânica, ter uma boa capacidade de retenção de humidade e simultaneamente boa drenagem.
O pH do solo deverá situar-se entre os 6 e os 7,5.
É usual o acréscimo de adubos, contudo quando existe uma quantidade rica e generosa de estrumes curtidos ou de composto de jardim, não há necessidade para esse procedimento.

Tratos culturais das courgettes


Regar com regularidade, principalmente após a formação dos novos frutos, contudo tenha cuidado com o encharcamento, que pode danificar as plantas . Todas as plantas da família das abóboras necessitam de muita água para se desenvolverem em perfeitas condições e a courgette não é excessão. Minimize os gastos de água, colocando um empalhamento à volta da planta.
Convém sachar o solo periodicamente, com o fim de o arejar e evitar o aparecimento de ervas daninhas.
Regue a planta com chorume de urtiga diluído a 20% até à formação dos frutos.
A colheita regular estimula a planta a produzir novos frutos.

Pragas e doenças da courgette


Após a germinação as plantas são muito susceptíveis ao ataque das lesmas e caracóis. (Como se livrar de lesmas e caracóis)
A planta da courgette também poderá sofrer alguns surtos de oídio, os quais poderão ser controlados com enxofre flor.

Colheita das courgettes


A colheita dá-se aproximadamente 2 a 3 meses após a sementeira.
O fruto estará pronto ao consumo quando alcançar os 15 a 20 centímetros.
É recomendável que a colheita se faça com uma faca ou tesoura, pelo risco de danificar o caule e as flores.
Caso tenha excesso de produção retire algumas flores e use-as em saladas, elas são uma iguaria fantástica. Poderá também guardar o excedente de frutos, dentro de um saco plástico no frigorífico.

Sem comentários:

Enviar um comentário