Tillandsia planta do ar

Tillandsia planta do ar
Nome Científico: Tillandsia sp
Família: Bromeliaceae
Categoria: Bromélias
Origem: América Central, do Norte e do Sul
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Nomes Populares: Tilândsia, flores de feiticeira, cravo do mato.

As Tillandsias têm uma grande capacidade de sobrevivência, crescem sem grandes cuidados e dão-se na maioria dos ambientes, sejam interiores ou exteriores. Chamam-se de plantas do ar porque não necessitam de terra para sobreviver, basta-lhes um lugar para fixar as raízes. Na natureza elas crescem no cimo de outras plantas e captam os nutrientes e a água através das folhas, sem competir com os nutrientes das árvores que as albergam, num modo de epifitismo. Também há espécies rupícolas, no habitat natural crescem entre as rochas.

Como cuidar a Tillandsia (planta do ar)



Condições favoráveis de cultivo: A Tillandsia aprecia uma boa iluminação, prefere locais de meia sombra sem a incidência direta dos raios solares, porém algumas suportam o sol direto. A luminosidade ideal deve representar a luz sob a copa das árvores.

Manutenção das Tillandsia: No verão pulverize a Tillandsia diariamente e no inverno reduza para 2 a 3 vezes por semana. Há espécies que suportam longos períodos de seca, mas não é uma generalidade. No verão dê um banho de imersão na sua planta, uma vez por semana, coloque-a num recipiente com água durante meia hora, sacuda-a de modo a remover o excesso de água e recoloque-a no lugar. Evite a água da torneira com cloro, prefira a água de nascente ou da chuva.
As Tillandsias são altamente sensíveis ao cobre, este elemento ´pode acabar com elas num espaço curto de tempo. É necessário ter atenção ao rótulos dos adubos que queremos usar e verificar se contem este elemento. Convém também ter atenção ás que são cultivadas nos troncos das árvores, muitas vezes trata-mos essas árvores com calda bordalesa e esta contém sulfato de cobre (Características do sulfato de cobre).
Pragas e doenças: Em condições de ambiente seco a planta pode ser atacada pela aranha vermelha, que é percetível pela palidez das folhas pela presença de de teias de aranha no verso. Lave com água de sabão e enxague de seguida com água limpa.
Fertilização: A planta não é exigente, mas se a cultivar num ambiente desfavorável, utilize um adubo líquido diluído em baixa dosagem, 1/3 abaixo da indicação do fabricante. Adube com o fertilizante líquido diluído na água duas a três vezes no ano.
Poda: Remova as folhas secas e as hastes florais mortas. Puxe as folhas suavemente até elas se soltarem do caule e as hastes corte-as com uma tesoura.

Multiplicação das Tillandsia:  Como já foi referido a Tillandsia capta os nutrientes e a água com as folhas, mas se optar por colocá-la num vaso, escolha um composto leve e fibroso  ou apenas musgo. O ideal é colocá-la sobre fragmento de casca de árvore e envolver o torrão com musgo e fibras de feto.

Floração das Tillandsias


As Tillandsias florescem apenas uma vez na vida, a floração pode durar alguns dias ou alguns meses dependendo da espécie. A flor representa o pico do seu ciclo de vida e após algum tempo a planta acaba por morrer. Mas não desanime, este ciclo não representa o fim. Nesta fase vão surgir novos rebentos na base da planta mãe. Remova-os apenas quando eles atingirem um terço ou metade do tamanho da planta mãe.
A polinização é cruzada, isto é, há fecundação entre flores diferentes e dificilmente há autofecundação. As suas sementes têm plumas e são levadas pelo vento disseminando a espécie.

Multiplicação das Tillandsias


Tillandsia planta do arA reprodução da planta aérea faz-se usando-se os novos rebentos que surgem à volta da planta mãe, por norma eles aparecem após a floração. Retire os rebentos quando eles atingirem um terço da planta mãe. Faça uma limpeza na jovem planta, retire as folhas secas e encaixe-a no local pretendido.
Nalgumas espécies a propagação também se faz por sementeira. Depois da floração surgem umas sementinhas envoltas num tipo de plumas. Coloque-as juntamente com a penugem numa cama de musgo desidratado, depois borrife com água e coloque-as num local protegido do frio.

Aspetos sensíveis da Tillandsia


As folhas apresentam pontas acastanhadas e secas: Normalmente estes sintomas estão associados à falta de humidade. Pulverize a planta diariamente.

Apodrecimento da base da roseta: É indicativo de excesso de humidade, as plantas do ar apodrecem facilmente com a água em demasia. Reduza as pulverizações da planta, esvazie o funil central da roseta e coloque-a num ambiente mais arejado.

Curiosidades da Tillandsia


Tillandsias Air Plant
Foto Pixabay
As Tillandsias são vulgarmente conhecidas por plantas do ar ou Air plants , o nome é um tanto ou quanto enganador, porque elas não vivem do ar, apenas não necessitam de solo para sobreviver. A espécie mais divulgada em Portugal é a Tillandsia aeranthos é originária do Brasil onde é apelida de cravo do mato, o nome deve-se à semelhança das suas folhas com as do craveiro.
O género têm mais de 450 espécies, a maioria no seu habitat natural vive sobre as árvores. Dentro das mais conhecidas encontra-se a Tillandsia cyanea, a Tillandsia schiedeana e a Tillandsia ionantha, apresentam as folhas em forma de roseta  e a Tillandsia usneoides apresenta folhas compridas e finas, que se penduram pelas árvores em forma de cascata. 

5 comentários:

  1. Essa plantinha, que parece ser inofensiva, está se disseminando na minha cidade - Lorena, SP, sufocando e matando um enorme número de árvores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela é inofensiva. Vc deve estar confundindo com uma "praga" que suga a planta, o que essa Tillandsia não faz. Ela age como as orquídeas que são colocadas em troncos de árvores, como vc já deve ter visto, sem prejudicar a árvore.

      Eliminar
    2. Regina Paula da Rocha Faria13 de setembro de 2022 às 17:59

      Não sou especialista. mas por observação pude ver que as árvores atacadas estão perecendo. São muitas as espécies de Tillandsia e esta , sem dúvida, não é inofensiva. Na praça principal de Lorena das 81 árvores, 39 estão sendo sufocadas por essa praga, totalizando 48,14 %. Pelo que pude observar, trata-se da Tillandsia Usneoides.

      Eliminar
    3. https://www.scielo.br/j/aesalq/a/7b5bYnRfjTDsCrwg5vsthyg/?lang=pt

      Eliminar
  2. Sem dúvida é uma praga. Tenho um sitio no RJ e ela está matando diversas árvores frutiferas, manga, caju, acerola, jaca

    ResponderEliminar