Jade de prata - (Crassula arborescens subsp. undulatifolia)

Cuidados da Jade de prata - Crassula arborescens
Espécie: Crassula arborescens
Subespécie: Crassula arborescens subsp. undulatifolia
Família: Crassulaceae
Gênero: Crassula
Nomes populares: Jade encaracolado, jade ondulado, jade de prata, planta de dólar de prata, planta ou árvore de dinheiro, jade chinês.

Descrição: A Crassula arborescens subsp. undulatifolia, é uma suculenta suculenta resistente da família crassulaceae, originária da Africa do Sul.
Conhecida como jade de prata, é uma variante da tradicional planta de jade, que se destaca pelas pela ondulação das suas folhas azuis acinzentadas com uma camada cerosa, frequentemente contornadas com uma linha vermelho purpura.
Cresce na forma de um arbusto denso e compacto, com hastes robustas, uma característica que faz desta planta uma bela candidata para a elaboração de bonsais.

Como cuidar a Jade de prata (Crassula arborescens undulatifolia)


Condições favoráveis ao crescimento: Aprecia ambientes com boa ventilação e boa luminosidade, adapta-se a locais de sol pleno ou sombra parcial. Sendo que uma boa intensidade de luz realça a margem vermelho purpura do contornos das folhas. As Crássula arborescens crescem bem em ambientes quentes ou frios, contudo geralmente não suportam temperaturas abaixo dos 5ºC. No período de repouso, a planta não deve ser submetida a temperaturas superiores a 13ºC.

Rega do Jade de prata : Quando estabelecida a jade ondulada é muito resistente à seca, regue-a apenas quando o substrato se apresentar seco. Tal como acontece com outras suculentas, o excesso de água pode ser fatal.

Cuidados : Uma poda de limpeza pode melhorar a saúde e a aparência da planta. Geralmente as plantas de jade precisam de pouca ou nenhuma fertilização, contudo se ela apresentar folhas pálidas ou com aspeto definhado, administre na Primavera um adubo indicado a cactos e suculentas.

Transplante: Caso necessário transplanta a suculenta na época quente. Use uma mistura indicada a cactos e suculentas. Na ausência desta, procure um substrato rico em matéria orgânica e misture-o com areia lavada, é essencial que o solo apresente uma boa drenagem.

Multiplicação da jade de prata : A propagação da jade de prata geralmente é realizada por sementes semeadas na Primavera, estaca de caule ou apenas por estaca de folha, que enraízam facilmente numa cama de substrato arenoso. Leia mais em: Como multiplicar as suculentas

Pragas e doenças: As cochonilhas são uma das pragas mais recorrentes. Caracterizam-se pelo aparecimento amarelos-castanho ou pequeno pontos brancos com aspeto de algodão, que se alojam principalmente em torno do nó das folhas. Limpe a área afetada com um algodão embebido em álcool, em superfícies mais pequenas utilize um cotonete.

Floração da jade de prata: As inflorescência surgem entre a Primavera e Verão. As flores têm formato de estrela branca ou rosa, com 5 pétalas lanceoladas. Após a polinização adquirem tonalidades acastanhadas.

Usos da jade ondulada: A jade ondulada é cultivada como planta ornamental, sendo principalmente usada em jardins resistentes à seca. É muito valorizada em jardins de pedra ou declives rochosos. É igualmente usada na decoração de varandas, jardineira, ou como planta de interior na beira de janelas ensolaradas.

Curiosidades da Jade de prata ondulada


Segundo a lenda chinesa, tal como acontece com a planta Jade Crassula ovata, a jade de prata também atrai dinheiro para casa se colocada na porta da frente da casa, quando colocada na porta traseira,
incentivará o dinheiro a sair.

Sem comentários:

Enviar um comentário