Sedum pachyphyllum

Sedum pachyphyllum, feijão de geleia
Nome científico:
Sedum pachyphyllum
Família: Crassulaceae
Gênero:  Sedum
Origem: Mexico
Clima: Subtropical/ tropical.
Nomes populares: Dedo de moça, nariz de borracho, feijão de geleia, planta de feijão, feijão suculento, muitos dedos.

Descrição: O Sedum pachyphyllum está distribuído um pouco por todo o mundo, pelo seu fácil cultivo, seja em vaso ou no solo, onde forma uma densa e linda cobertura. É uma pequena suculenta ramificada, inicialmente de crescimento ereta e depois cresce com alguma tendência pendente. O caule é ramificado e lenhoso na base, no qual nascem as folhas carnudas com formato de dedo, de cor verde azulado e geralmente com a ponta vermelha, características que provavelmente motivaram duas de suas principais alcunhas: dedo de moça e nariz de borracho. No tempo seco, os caules carregam apenas um pequeno grupo terminal de folhas.
Entre a Primavera e o Verão, surgem inflorescências suportadas por caules curtos, com flores estreladas de cor amarelo dourado.

Cuidados com o Sedum pachyphyllum


Condições de cultivo favoráveis: O cultivo pode ser feito a pleno sol ou ambiente de sombra parcial.  A mesma espécie cultiva em diferentes formas de cultivo apresenta aspetos distintos. Em locais ensolarados a ponta das folhas conquistam um tom avermelhado mais intenso, em locais muito sombreados as folhas ficam totalmente verdes azuladas. Se a suculenta for cultivada em plena sombra, há uma grande tendência da planta estiolar, tornando-se fina e comprida, com um grande espaçamento entre as folhas.
Resiste bem ao calor e ao frio, mas não tolera geadas.
Deve ser cultivado em solo arenoso com boa capacidade de drenagem, leve e fértil ou usar um substrato especifico a cactos e suculentas.

Manutenção do Sedum pachyphyllum: À semelhança de outras suculentas o Sedum pachyphyllum têm uma grande capacidade de armazenar água e consegue assim suportar períodos de seca. Regar  generosamente e deixar escorrer a água na totalidade. Não permitir que o solo fique encharcado ou com de excesso de humidade e deixar a terra secar totalmente entre os intervalo das regas. 
O Sedum pachyphyllum não é muito exigente quanto à adubação, o fornecimento de um adubo de manutenção do tipo NPK, próprio a cactos e suculentas, é suficiente para garantir o bom desenvolvimento da planta. Se o substrato for novo não há necessidade de adubação.
Geralmente as plantas jovens apresentam-se mais compactas e as mais velhas ficam com aspeto desgrenhado e irregular. Se a suculenta se apresentar deformada e pouco apelativa, recorrer à poda  de formação, de modo a conduzi-la ao formato pretendido. 

Multiplicação Sedum pachyphyllum: Propaga-se facilmente por estacas dos ramos e pelas folhas. Seja qual for a escolha, o ideal é deixar cicatrizar o corte ou a zona de separação antes de os colocar no berçário de suculentas. Desta forma, previne-se o apodrecimento da estaca ou das folhas de possíveis infeções de fungos ou bactérias. 
De um modo natural os caules e as folhas que caem criam raízes facilmente, levando a que a planta se espalhe espontaneamente, sem a exigência de grandes cuidados.

Curiosidades: Por vezes há alguma confusão entre o Sedum pachyphyllum e o Sedum rubrotinctum. Mas se observarem com calma há diferenças notáveis que não deixam margem para duvidas. O primeiro têm as folhas menos gordas, mais alongadas, com tonalidade azulada e quando recebem sol ficam avermelhadas na ponta. Em contrapartida as folhas do Sedum rubrotinctum têm tonalidade verde mais intenso, quando recebem sol também conquistam tons avermelhados, mas em toda a superfície. Já os caules geralmente crescem rastejantes ou pendurados, ao contrário do Sedum pachyphyllum que cresce de um modo um pouco mais ereto, apesar de também ter alguma tendência descaída.

Sem comentários:

Enviar um comentário