Sedum spurium

Sedum spurium
Sedum spurium `Tricolor´                                                Sedum spurium "Voodoo"

Nome cientifico: Sedum spurium
Família: Crassulaceae
Género: Sedum
Origem:  Europa, Ásia e América do Norte
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares: Esteva de folha pequena, sangue de dragão, bastardo sedoso.

Descrição: Os Sedum spurium são plantas perenes rastejantes que podem crescer até 10 centímetros de altura. São plantas rústicas, muito ramificadas e bastante resistentes. Abraçam o solo formando lindos tapetes compactos, com tonalidades  que variam consoante a espécie. As folhas pequenas, ovaladas e dentadas nas margens, são opostas e estão dispostas em duas fileiras ao longo do caule, terminando em pequenas rosetas no ápice da haste. 
As flores são minúsculas, têm formato de estrela e estão agrupadas em lindas inflorescências. Estas podem ser brancas, avermelhadas ou rosadas, dependendo da variedade. São ricas em pólen e conhecidas por atrair diversos tipos de insetos como, abelhas, borboletas e outros polinizadores.
À semelhança de outras suculentas, os Sedum spurium são fáceis de cultivar e são adequados para jardins de pedras ou enchimento de bordaduras e quando colocados em vaso vão crescer pendentes, formando uma linda cascata colorida.

Cuidados com os Sedum spurium


Condições de cultivo favoráveis: Preferem sol pleno mas toleram sombreamento parcial. Uma boa exposição solar permitir realçar o brilho e as cores da folhagem, por outro lado, seu crescimento é mais lento. Se o cultivo do Sedum spurium for num ambiente bastante ensolarado e a rega for escassa, os entrenós encurtam, o caule engrossa e as folhas densas desenham uma bela roseta de 3 a 4 cm de diâmetro, que se aperta ou se abre dependendo da quantidade de água e luz. 
O clima temperado é o ideal, contudo tolera ambientes quentes, suporta e resiste às temperaturas baixas e a geadas desde que não sejam muito intensas. No tempo frio a tonalidade das folhas fica mais intenso.
Podem crescer em qualquer tipo de solo desde que este seja bem drenado, mas crescem melhor numa mistura arenosa indicada a cactos e suculentas (Como preparar terra para cactos e suculentas).

Manutenção dos Sedum spurium:  Os sedum Spurium não toleram muita água, evitar encharcar o solo ou colocar a planta num local com umidade excessiva. Regar apenas quando o solo estiver seco. São tolerantes à seca, desde que não seja prolongada.
Não são exigentes em adubação, mas respondem muito bem a uma adubação de dois em dois meses, com um adubo equilibrado tipo NPK, fora do período de dormência. 
Após a floração, cortar as inflorescências secas e algumas hastes danificadas, de modo a manter a forma da suculenta e evitar possíveis abrigos às pragas. 

Multiplicação do Sedum spuriam: Pelas suas características os Sedum spirium são muito fáceis de propagar. Sendo plantas com crescimento rastejante que tendem a espalharem-se facilmente e são capazes de se reproduzirem no chão. Os nós que tocam no solo ganham raiz facilmente e dão origem a novas mudas. Estas depois de enraizadas podem ser retiradas e transplantadas. Também é possível retirar pequenas parcelas de estaca, deixar cicatrizar e plantar. O processo é um pouco mais demorado que o anterior, mas também é relativamente eficaz.
Multiplica-se igualmente por sementes. Semeia-se num tabuleiro ou diretamente num canteiro com substrato indicado a cactos e suculentas.

Pragas e doenças dos Sedum spurium: A suculenta geralmente é resistente a doenças e pragas, mas pode ser afetada por fungos quando submetida a condições de humidade excessivas. Se a suculenta for afetada  por fungos, devem-se remover as partes afetadas e reduzir as regas. Borrife a planta com uma solução de água oxigenada (Água oxigenada no tratamento das plantas)
A planta também pode ser danificado por lesmas e caracóis (Lesmas e caracóis, como se livrar deles). 

Descrição dos meus Sedum spurium das fotos


A foto da esquerda é de um Sedum spurium tricolor: Esta suculenta variegada tal como o nome indica têm a conjugação de três cores, verde no centro e margens brancas tingidas de rosa. A foto foi captada no Verão, num local protegido do sol nas horas de calor mais forte. Quando a planta é exposta ao sol intenso ela forma talos compridos com rosetas pronunciadas.

A foto da direta é de um Sedum spuriam voodoo: Conhecida também como "Tapete Vermelho" essa linda suculenta têm conquistado espaço nos jardins do mundo todo, porque quando exposta ao sol ou ao frio por um longo período adquire uma chamativa coloração gvermelho tinto. A foto foi captada em pleno Inverno, a planta está exposta ao sol direto das horas mais quentes do dia. O vaso está fixo num muro que propicia alguma proteção do frio à suculenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário