Euphorbia horrida

Euphorbia horrida
Nome cientificoEuphorbia horrida
Família: Euphoribaceae
Subfamília: Euphorbioideae
Gênero: Euphorbia
Origem: Africa do Sul
Nomes populares: Barril de Leite Africano, Euphorbia horrível.

Descrição: A Euphorbia horrida é uma linda suculenta, que se ramifica lentamente a partir da base, formando amontoados irregulares. Não possui folhas, a fotossíntese dá-se nos seus caules de tonalidade verde clara, com uma cobertura esbranquiçada.
Apesar da sua aparência espinhosa não é um cacto é uma suculenta. Os vastos espinhos pontiagudos avermelhados enquanto jovens e marrons escuros quando maduros, crescem nas costelas do caule formando belas fileiras.
As flores verdes amareladas e discretas têm uma vida curta, normalmente surgem no Verão e brotam na parte superior do caule. As plantas jovens não florescem, apenas as que atingem a maturidade.

Cuidados do barril de leite africano (Euphorbia horrida)


Condições de cultivo favoráveis: Gosta de uma boa exposição luminosa, prefere sol pleno, mas tolera sombra parcial. Aprecia calor mas pode tolerar temperaturas abaixo de  0°C  desde que não seja submetida a geadas severas e que as raízes sejam mantidas secas. As plantas maduras são mais resistentes e toleram melhor as discrepâncias do clima. 
Não é exigente quanto ao solo, desde que tenha excelente drenagem,  mas cresce melhor sobre um um substrato arenoso (Como preparar terra para cactos e suculentas). 

Manutenção da Euphorbia horrida: A frequência da rega depende do clima  e das condições de cultivo, o ideal é deixar o solo secar bem antes de a molhar novamente. Esta planta é muito sensível ao encharcamento, a ponto de apodrecer rapidamente num solo com humidade excessiva. 
O vaso deve se trocado à medida que a planta cresce, de modo a não limitar o seu desenvolvimento. 
Não é muito exigente em relação à fertilização, contudo crescerá mais bonita e equilibrada se receber uma adubação mensal indicada a cactos e suculentas, durante a estação de crescimento. 
A Euphorbia Horrida requer poda, mas é importante remover as partes danificadas ou estragadas da planta, de modo a manter o aglomerado em boas condições. 

Multiplicação da Euphorbia horrida: Por sementes ou estacas na primavera ou verão. 
Por estaca: Corta-se a estaca com uma lamina afiada e desinfetada e deixa-se a secar à sombra até que a superfície de corte cicatrize por completo antes de plantar. manter a nova muda num ambiente de meia sombra, longe da incidência direta do sol. Por vezes esses pequenos brotos da base já têm raízes formadas e são portanto um meio de multiplicação facilitado. 
Por semente: As flores quando fertilizadas desenvolvem uma cápsula com pequenas sementes no seu  interior, que depois de maturadas e secas ficam aptas à sementeira. Este método permite obter um elevado numero de plantas mas em contrapartida é um processo demorado. 
Lançar as sementes sobre o substrato, enterrando-os um pouco. Regar levemente e colocar o berçário em ambiente protegido do sol. Em condições ótimas as sementes germinam em aproximadamente três semanas. 

Pragas e doenças da Euphorbia horrida: Os fungos são os principais inimigos desta suculenta. Apesar de ela ser rustica à maioria das condições de cultivo, é sensível ao excesso de humidade e se este fator não for corrigido a tempo, a planta pode apodrecer de um modo irremediável. No caso de contaminações ligeiras uma solução de água oxigenada pode ajudar.
As lesões na superfície da epiderme também podem ser portas abertas à entrada de fungos. Se a planta for machucada, polvilhar a lesão com canela ou selar com cola. 

Curiosidades: À semelhança de outras Euforbias, esta suculenta contém seiva toxica branca, conhecida como látex, que em contato com a pele pode causar irritação e ardência. Por este motivo é essencial manter a planta fora do alcance dos mais suscetíveis e sugere-se prudência no seu manuseio, evitando o contato com os olhos ou a boca e priorizando o uso de luvas.
Algumas espécies que já abordamos em CantinhoVerde: Euphorbia enoplaEuphorbia milii, Euphorbia pulcherrima.

Sem comentários:

Enviar um comentário