Dedinhos de moça - Sedum rubrotinctum

Dedinhos de moça - Sedum rubrotinctum
Espécies: Sedum rubrotinctum
Ordem: Saxifragales
Família: Crassulaceae
Gênero: Sedum
Origem: México
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares: Dedinho de moça, sedum rubro, dedinhos de moça rubros, arroz dos telhados, planta de jujuba, jujuba, jujubinhas.

Descrição: O Sedum rubrotinctum é uma planta suculenta muito ramificada que se espalha relativamente rápido, criando tapetes espessos sobre o solo, criando moitas de especto denso. 
As folhas são carnudas e cilíndricas, apresentam uma cor verde brilhante, estendendo-se para tons rubro quando expostas ao sol ou em momentos de Invernos rigorosos.
Nos meados da Primavera ao inicio do Verão,  surgem flores amarelas brilhantes reunidas numa inflorescência que se eleva acima da folhagem.

O Sedum rubrotinctum  é um cultivar, um híbrido entre Sedum pachyphyllum e Sedum stahili.

Cuidados com o Sedum rubrotinctum


Condições favoráveis ao cultivo do Sedum rubrotinctum: Tolera a sombra  mas prefere exposição ao sol pleno. Quando exposto ao calor e à luz solar direta, a suculenta atinge toda a plenitude da sua beleza,  a folhagem muda de cor, alcança um tom avermelhado. Quando bastante estressada pelo sol, a suculenta pode adquirir na tonalidade o aspeto de bronze ou púrpura. A falta de luz contribui para o estiolamento, as hastes crescem excessivamente, a densidade das folhas diminui e a planta fica com aspeto enfraquecido.
Tolera todos os tipos de solos, desde que apresentem uma boa drenagem, contudo as misturas indicadas a cactos e suculentas são as indicadas. (Como preparar terra para cactos e suculentas)
Tolera vários tipos de variações de climas, mas é sensível a geadas acentuadas.

Manutenção do Sedum rubrotinctum: O manuseamento da planta deve ser cuidadoso, pois as folhas do Sedum rubrotinctum despegam-se facilmente. 
Forneça um fertilizante líquido uma vez por mês, durante a fase de crescimento, numa concentração inferior ao indicado pelo fabricante.
Tolera períodos secos prolongados, mas crescerá mais forte e saudável se receber água de um modo adequado durante o período de crescimento. É importante deixar a terra secar entre as regas.

Propagação do Sedum rubrotinctum: Cresce através de um processo de enraizamento de hastes e folhas. O método de estaca é o mais rápido e eficiente, basta cortar a roseta superior com um pedaço de caule e plantá-lo. O enraizamento de folhas também é um processo simples e usual, apesar de ser mais demorado. As folhas caem com facilidade e uma vez no solo criam raízes rapidamente.  Leia mais em (Como multiplicar as suculentas através das folhas)

Usos paisagisticos do Sedum rubrotinctum: Não é exigente em relação à profundidade dos solos, portanto adapta-se bem a recipientes pequenos e em ambientes rochosos.  Pode ser plantado em canteiros, vasos ou jardineiras, seja em ambientes internos como externos. É valorizado como cobertura de solo em áreas secas. Complementa arranjos de plantas, combinando muito bem com a maioria das suculentas.
É recomendado manter o Sedum rubrotinctum fora do alcance de crianças e animais, ele é toxico, a sua ingestão pode causar problemas gástricos e irritação quando tocado.

Sem comentários:

Enviar um comentário