Esquimia - Skimmia japonica

Esquimia - Skimmia japonica
Nome cientifico: Skimmia japonica
Ordem: Sapindales
Família: Rutacee
Gênero: Skimmia
Origem: Japão, China, Sudeste de Ásia,
Ciclo: Perene
Nome comum: Esquimia

Descrição: O Skimmie ou Skimmia Japonica é uma planta arbustiva perene altamente ramificada, de porte pequeno que geralmente não ultrapassa um metro e meio de altura. O seu aspeto é uma constante surpresa, vais sempre mudando ao longo do ano, na Primavera surgem os botões vermelhos, que se vão tornando mais claros ao longo da sua evolução, até se transformarem em macicos de pequenas flores brancas ou amareladas no na Primavera ou no Verão, dependendo da variedade. . Além de belas as  flores da Skimmia japonica  cativam pelo suave aroma que emitem e quando fertilizadas, dão origem a bagas vermelhas brilhantes que duram do Outono até ao Inverno

Cuidados com a Esquimia - Skimmia japonica 


Condições favoráveis: Aprecia um local arejado, moderadamente ensolarado a parcialmente ensolarado, o sol pleno pode fazer com que as folhas fiquem amarelas. É resistente à poluição, à névoa salina, ao frio e às geadas ( suporta até -15ºC). Cresce melhor em solo rico, arejado, com boa capacidade de drenagem. As Skimmia prosperam melhor em meios não calcários, preferem solos neutro ou ácidos., enriqueça o solo com húmus e terra de urze.

Manutenção da Skimmia japonica: Geralmente elas não necessitam de adubo ao longo do seu crescimento, mas caso o crescimento da planta pareça atrofiado ou que as folhas se apresentem amareladas, poderá receber entre o fim do Inverno ao inicio da Primavera um fertilizante indicado a plantas acidófilas, seguindo a dosagem indicada na embalagem.
As regas devem ser moderadas, apenas as necessárias para evitar que a terra seque.
As skimmias não exigem podas, mas se desejar pode podar a planta nos meses de inverno, enquanto está na fase dormente. Suporta a poda de renovação severa.

Multiplicação da Skimmia japonica: Reproduz-se por sementes ou por enraizamento de estacas. A sementeira deve ser realizada na Primavera, depois de germinarem, as mudas devem ser mantidas em ambiente protegido por um ano, antes de serem transplantadas para o local definitivo.
A obtenção de estacas semi duras pode ser feita após a floração, enraíze no início do outono em solo ligeiramente acido e humedecido.

Usos paisagísticos: Pelo seu porte pequeno, presta-se a jardins pequenos, vasos, à formação de bordaduras, em agrupamentos de plantas ou como espécime isolado.
Os galhos da planta com frutos são uma excelente alternativa ao azevinho na época de Natal. Veja também: (Cultivo e cuidados com o azevinho).

Diversas variedades de Skimmias


A maioria das variedades de Skimias são masculinas (M) ou femininas (F), embora algumas sejam hermafroditas (H). As especies femininas só produzirão bagas no Outono se forem fecundadas por uma especie macho. As hermafroditas são autoférteis, basta apenas uma planta para se dar a frutificação.

Skimmia confusa Kew Green (M), botões verde lima e flores amarelas.
Skimmia japonica Fragrans (M), com flores muito perfumadas.
Skimmia japonica Rubella (M), botões de flores vermelhas escuras, folhagem também avermelhada.
Skimmia japonica Veitchii (F), folhas largas e grandes cachos de frutas.
Skimmia japonica "Doremanii" (F), com maiores cachos de frutos vermelhos.
Skimmia japonica Nymans (F), com floração u pouco menos intensa comparativamente às outras variedades.
Skimmia japonica 'Fructu Albo ('Wakehurst White') (F) - densos cachos de bagas brancas e hábito anão.
Skimmia japonica subsp. Reevesiana (H), as bagas são um pouco maiores, produzem-se no inverno e duram até à Primavera.
Skimmia japonica subsp. reevesiana (H), folhas estreitas e elípticas, frutos vermelhos ovóides que permanecem habitualmente até à Primavera.

Foto: Pixabay

Sem comentários:

Enviar um comentário