Echeveria "Blue Curls"

Echeveria "Blue Curls" Cuidados
A Echeveria "Blue Curls" é uma suculenta de beleza incomum, que não deixa ninguém indiferente com o seu formato e harmonia das cores. É uma suculenta gigante que pode atingir trinta centímetros de diâmetro. As folhas azuis acinzentadas são realçadas por um lindo contorno frisado rosado, lembrando um repolho colorido. As folhas mais maduras ficam rosadas enquanto as folhas novas permanecem azuis, criando um tom graduado das duas cores.
As flores são laranja avermelhadas em forma de sino, surgem bem espaçadas em longas hastes florais geralmente no Verão.

Cuidados com a Echeveria "Blue Curls"


Condições favoráveis de cultivo: Requer luz solar intensa. Uma boa incidência de luz  permite que as folhas alcancem um rosa vibrantes, a falta dela promove folhas mais pálidas e descoloridas.
Durante os meses de inverno proteja a planta do frio intenso, contudo em condições secas, pode até resistir a uma ligeira geada. 
Cresce melhor em solos  arenosos com boas capacidades de drenagem. Uma mistura indicada a cactos e suculentas é a mais adequada (Como preparar terra para cactos e suculentas).

Manutenção da Echeveria "Blue Curls": É uma suculenta tolerante á seca, recomenda-se que se deixe secar o substrato entre cada fornecimento de água. Embora ela não tolere o excesso de água, ela se tornará mais espetacular se não sofrer a falta da mesma. 
Remova as folhas secas que se vão acumulando na base da roseta, para manter uma aparência agradável e diminuir as probabilidades da incidência de pragas, que são atraídas por plantas superlotadas e sem ventilação..
Geralmente não é muito suscetível a pragas, mas quando cultivada em condições desadequadas pode ser alvo do ataque de cochonilhas ou pulgões. 
Com o passar do tempo é normal que a Echeveria perca as folhas inferiores e se torne pernuda e nesse caso só há dois caminhos: deixá-la crescer assim ou decapitá-la. Se optar pela decapitação deixe a base da roseta cicatrizar e plante-a noutro vaso. 

Multiplicação da Echeveria "Blue Curls": Propaga-se preferencialmente na Primavera e inicio de Verão. Multiplicam-se por estacas de folha, de caule, hastes florais ou pelas pequenas mudas que aparecem ao longo do tronco da planta mãe. A Echeveria "Blue Curls" produz pequenas mudas na base da planta mãe, ao redor da base, que podem ser removidos e transplantados ou mantidos para formar uma touceira de novas plantas. Leia mais em: (Como multiplicar as suculentas através de folhas)(Haste florais das suculentas, devemos cortar?)

Aspetos curiosos: Após a Echeveria "Blue Curls" receber chuva ou ser molhada com um pulverizador é normal que fique com umas manchas brancas. O que acontece é que as folhas da suculenta têm uma proteção cerosa natural , uma espécie de pó branco (pruina) e as gotas de água acabam por arrastar esse pó branco e acumulam-no em certos pontos da folha. Infelizmente esta proteção cerosa é frágil, também desaparece ao contacto com os dedos, é necessário evitar tocar nesta echeveria para preservar a sua perfeição.
A Echeveria "blue curls" é um hibrido considerada irmã da Echeveria "blue wave" As duas suculentas são muito parecidas e muito fáceis de serem confundidas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário