Família: Commelinaceae
Género: Tradescantia
Género: Tradescantia
Origem: México e América Central
Nomes populares: Amor de homem, Zebrina pendula, onda do mar, lambri, judeu errante.
Descrição: A Zebrina - Tradescantia Zebrina é uma planta herbácea suculenta com fácil crescimento e enraizamento. Rapidamente cria um efeito visual atrativo e enche os recantos mais desfavorecidos, onde dificilmente outras plantas prosperam.
Os caules são compridos e carnudos, crescem de modo rasteiro e quando suspensos ficam pendentes.
As folhas são o principal foco atrativo, são muito ornamentais. Com formato ovalado, listradas de verde arroxeado e prateados na face de cima e purpuras no avesso.
As flores são discretas, são formadas por três pétalas rosa purpura e de curta duração. Tal como outros géneros de tradescantia, as flores têm pouca importância ornamental. A floração surge principalmente no Verão, mas pode acontecer esporadicamente ao longo do ano, embora raramente apareçam em plantas cultivadas no interior.
Cuidados com a planta Zebrina - Tradescantia zebrina
Condições favoráveis de cultivo: Em ambientes de menor luminosidade a tonalidade das folhas da Zebrina tende a ficar mais esverdeada, em lugares bem iluminados, mas fora da incidência direta do sol, ela atinge tons avermelhados intensos e profundos. As temperaturas baixas tendem a prejudicar a planta, contudo pode sobreviver no exterior durante todo o ano, desde que protegida das geadas.
Gosta de solos férteis, ricos em húmus e com boa capacidade de drenagem.
Manutenção da Tradescantia zebrina: Nas estações quentes a planta deve ser regada com abundancia, mas permita que o substrato seque um pouco entre cada rega. No Inverno reduza a frequência das regas.
Não é uma planta exigente em relação á nutrição, contudo uma boa adubação permite que ela tenha melhor aspeto. Recomenda-se que seja adubada apenas na estação de crescimento, na Primavera e Verão, sendo preferível o adubo liquido misturado na água da rega conforme a indicação do fabricante.
De tempo a tempo, pulverize a Zebrina, deste modo aumenta a humidade ambiental e elimina o pó das folhas.
Devido ás suas características de crescimento, a Zebrina tende a perder as folhas da base, fica mais desajeitada e torna-se menos vistosa, convém ser podada pela base ou ser renovada todos os anos.
Quando as folhas se apresentam pegajosas e deformadas, indicam a presença do ataque de pulgão. Use: Calda inseticida de sabão, solução de água oxigenada, entre várias outras soluções.
Multiplicação da Zebrina Pendula - Tradescantia Zebrina: É possível fazer reprodução da planta durante todo o ano, mas especialmente na Primavera. Cada segmento é capaz de enraizar e produzir uma nova planta em pouco tempo. As estacas enraízam facilmente em água ou solo húmido. Coloque várias estacas num vaso, de modo a conseguir mais rápido um aspeto frondoso.
Os caules também pode ser colocados em contato com a terra sem serem enterrados, pois as raízes se formam nos nós quando são encostados ao solo húmido.
Usos paisagísticos: Os caules pendentes, a fácil manipulação e a disposição das folhas fazem desta planta uma das espécies mais adequadas para cestas pendentes. No chão cresce de um modo rasteiro transformando-se rapidamente numa excelente cobertura de solo, prospera até mesmo onde a grama têm dificuldades de alastrar, mas atenção, ela não tolera o pisoteamento. Pode ser usado para preencher a base de outras plantas de maior porte, seja no solo ou em recipientes.
Curiosidades: A maioria das tradescantia têm crescimento rasteiro e quando suspensas ficam pendentes, mas há exceções como o caso da: Abacaxi Roxo - Tradescantia spathacea
Sem comentários:
Enviar um comentário