Cacto Monstro - Cereus repandus var. monstrosus

Cacto Monstro - Cereus repandus var. monstrosus
Nome Científico
: Cereus repandus monstrosus
Família: Cactaceae
Gênero: Cereus
Origem: América do Sul
Categoria: Cactos e suculentas
Ciclo de vida: Perene
Sinônimos: Cereus peruvianus
Nomes Populares: Cacto do Peru, Cacto monstruoso, Cereus, Mandacaru, Mandacaru-do-peru, Mandacaru monstruoso do peru, Urumbeta, Urumbeva, Urumbeva-do-peru

Descrição: O Cereus peruvianus monstrosus  têm um aspeto exótico com formas abstratas belíssimas e raras, que é alvo da atenção e apreciação dos colecionadores de cactos e suculentas. Trata-se de um cacto grande e espinhoso com crescimento segmentado que sofre uma anomalia, originando a estrutura irregular que caracteriza esta espécie. Os seus vértices são interrompidos por “dobras" e "depressões” que levam ao surgimento de formas anômalas de crescimento. 
Quando cultivado nas condições ideais oferece-nos lindas flores solitárias brancas a rosadas que abrem de noite nas alturas mais quentes do ano, na Primavera e no Verão. Quando fecundadas, surgem  frutos vermelhos a amarelados que lembram pequenas maçãs, motivo pelo qual este cato é chamado "monstrose apple cactus" em países de língua inglesa. 

Cuidados com o Cacto Monstro - Cereus repandus var. monstrosus


Condições de cultivo favoráveis: É importante é fornecer bastante luminosidade, preferencialmente  sol pleno. O cacto monstro pode ser cultivado dentro de casas e apartamentos, desde que esteja localizado próximo a uma janela bem iluminada.
O substrato deve ser arenoso, pode utilizar uma mistura comercial próprio para o cultivo de cactos e suculentas ou preparar o composto em casa(Como preparar terra para cactos e suculentas). É importante que o vaso escolhido tenha uma boa camada de drenagem, que pode ser composta por cacos de telha, argila expandida, brita, entre outros.

Manutenção do Cacto Monstro - Cereus repandus monstrosus: A rega deve ser espaçada, apenas necessita ser realizada quando o solo de apresentar totalmente seco. Tal como a maioria dos cactos, o cacto monstro não é tolerante à encharcamentos, o excesso de água é altamente prejudicial á planta, principalmente no Inverno. 
Para fertilizar procure os adubos indicados a cactos e suculentas a administre a cada 4 semanas. Fertilize apenas durante a estação de crescimento e suspenda no Inverno.
A cochonilha é o maior inimigo do cacto monstro, é possível controlar com um inseticida especifico, passar um cotonete embebido em álcool ou utilizar uma preparação caseira (Inseticida caseiro para combater a cochonilha).

Multiplicação do Cacto Monstro - Cereus repandus monstrosus: A propagação é bem simples, basta destacar alguns segmentos da planta mãe e plantá-los separadamente. É importante deixar a parte destacada cicatrizar por um ou dois dias á sombra, de modo a permitir  que o corte cicatrize e não seja infetado por fungos ou bactérias depois de plantado. Também é benéfico polvilhar o corte cm canela em pó, aproveitando as suas propriedades fungicidas e bactericidas (Vantagens da canela para a horta e jardim).
Também há a possibilidade de ser propagado por sementes, mas o processo é lento.

Cuidados: É necessário alguns cuidados com o seu manuseamento, porque o cacto monstro têm espinhos pontiagudos que perfuram até as luvas menos grossas. Pelo mesmo motivo, deve ser evitado nos jardins ou locais frequentados por crianças ou animais domésticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário