Pachyveria Scheideckeri

Cuidados da Pachyveria Scheideckeri
Família
:  Crassulaceae
Origem: é um híbrido da Echeveria secunda e da Pachyphytum Bracetosum.
Nomes populares: coroa de joias. 

Descrição: A Pachyveria Scheideckeri é uma suculenta compacta de pequeno porte, que geralmente não ultrapassa os vinte centímetros. As folhas carnudas, estreitas e com formato de lança, são distribuídas em forma de roseta bem compacta. A tonalidade geralmente é verde azulada, mas quando expostas ao sol direto, alcançam tons rosados nas extremidades. Esta coloração também é conseguida quando a suculenta entra em stress provocado pelo frio.
A floração surge entre a Primavera e o Verão, as flores são amarelas alaranjadas e exibem-se ao longo de hastes florais.

Cuidados com a Pachyveria Scheideckeri


Condições de cultivo favoráveis: Gosta de temperaturas quentes a amenas, contudo resiste bem em climas frios e suporta as geadas mais ligeiras. 
A  aparência da suculenta varia conforme a intensidade da luz a que é exposta, pode prosperar com luz solar total ou parcial. O sol direto realça-lhe o rosado nas extremidades das folhas e torna as rosetas mais compactas. Ambientes de meia sombra, potenciam uma folhagem azul e uniforme.
Quando cultivada em interiores, convém colocá-la em locais ventilados e bem iluminados, com um mínimo de quatro horas de sol por dia. 
O solo é outro ponto importante a ter em conta, é essencial que tenha boas capacidades drenantes, deve ser  preferencialmente arenoso, poroso e rico em matéria orgãnica (Como preparar terra para cactos e suculentas).

Manutenção da Pachyveria Scheideckeri


Apesar do seu ar delicado, a Pachyveria Scheideckeri é bastante fácil de cultivar. Basicamente o sucesso do seu bom desenvolvimento baseia-se numa rega equilibrada, um bom aporte de luz e um solo que não permita o encharcamento.

Rega: Trata-se de uma planta tolerante á seca, a rega deve ser realizada apenas quando o solo se apresentar seco. Na dúvida, convém considerar que a Pachyveria Scheideckeri resiste melhor á falta do que ao excesso de água, a rega excessiva pode levar ao apodrecimento das raízes e causar o colapso da planta. Quando as folhas de baixo apresentam sinais de ressecamento, geralmente é indicativo de falta rega.

Fertilização: A Pachyveria Scheideckeri precisa de pouco fertilizante, mas se for devidamente nutrida exibirá uma folhagem mais esplendorosa. Regue com um fertilizante equilibrado indicado a cactos e suculentas uma vez por mês, durante a fase de crescimento.

Propagação: A multiplicação é facilmente conseguida pelo enraizamento das folhas (Como multiplicar as suculentas através de folhas) ou enraizamento de estaca destacando-se uma roseta.
As Pachyveria também podem ser multiplicadas pela semente, contudo o processo é bastante demorado.

Pragas e doenças: Geralmente não há grandes preocupações com pragas e doenças, contudo é sempre positiva uma observação regular. Em caso de infestações de pulgões ou sinais de doenças fúngicas pode aplicar uma calda de água oxigenada (Como preparar e usar a solução de água oxigenada)

Pachyveria Scheideckeri - forma de arvoreta
Manutenção da 
Pachyveria scheideckeri : Ao longo do seu desenvolvimento os
caules vão crescendo e surgem novas rosetas. Há quem goste de a manter neste regime de crescimento e ao fim de algum tempo obter uma suculenta com aparência de pequena arvoreta. Para o efeito corta-se o excesso das pequenas rebentações e remove-se as folhas secas ou desidratadas. 
Aos que preferem rosetas baixas, podem utilizar a técnica da decapitação, que consiste apenas em cortar a roseta e separá-la do caule. Removem-se as folhas basais e deixa-se cicatrizar em local seco e fora da incidências dos raios solares. Depois planta-se num substrato poroso e matem-se em local protegido da luz excessiva e do vento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário