Árvores de fruto em vaso

Árvores de fruto em vaso
A exclusividade  de plantar uma arvore, ter o gosto de a cuidar e comer a fruta, não é apenas para os que têm o privilégio de ter um espaço de terra. Também é possível desfrutar de uma bela árvore de fruto num terraço ou numa varanda. 

Nem sempre a falta de espaço é o principal motivo que nos leva a escolher o cultivo em vaso. Algumas árvores de fruto têm uma forte capacidade decorativa, seja pela folhas, flores, fruta ou até mesmo os ramos nus no inverno. 

As condições climatéricas são também decisivas quando pretendemos nos aventurar pelo cultivo de árvores tropicais. Se vivemos numa região com Invernos rigorosos, a prática do cultivo em vaso pode garantir a sobrevivência de várias espécies sensíveis ao frio.

A plantação de arvores de fruto em vaso é bastante tranquila, mas é preciso ter em conta que a planta está limitada ao tamanho do recipiente e depende dos nossos cuidados. A produção é inferior ao chamado cultivo convencional, mas o processo é muito gratificante. 

Principais regras para o cultivo de arvores frutíferas em vaso


Localização: . É importante procurar informações sobre a espécie frutífera que deseja cultivar, porque há plantas frutíferas que apreciam uma boa exposição solar, outras nem tanto.
As árvores de floração precoce devem ser colocadas no abrigo de paredes viradas ao sol. 
Os locais ventosos são prejudiciais ao desenvolvimento das pequenas arvores e podem propiciar a queda das flores. 

Solo: A terra não pode ser dura, deve permitir um bom arejamento das raízes e um bom escoamento da água. A maioria das arvores de fruto aprecia solos equilibrados e porosos, mas é necessário atender ás exigências particulares de cada planta. Há frutíferas que se desenvolvem bem em solos ricos e férteis, outras espécies se adaptam melhor a solos mais arenosos.

Vaso: A troca de vaso deve evoluir á medida que a planta cresce, quanto maior o vaso, melhor será o desenvolvimento e produção da planta. 
Certifique-se de que o vaso possui furos na sua base, é importante garantir um bom escoamento do excesso de água.
Coloque uma camada de drenagem no fundo, por exemplo: pedrinhas, argila expandida, cacos, entre outros. 

Plantação: Corte a ponta das raízes mais compridas, esta prática vai estimular a árvore a desenvolver novas raízes e deste modo acelera o seu processo de adaptação. Centralize a planta no vaso, coloque uma camada de terra para que a raiz fique na altura correta. Deve deixar mais ou menos três centímetros da borda do vaso. Complete o espaço com mais terra, com o cuidado de não ultrapassar a região de transição entre o tronco e a raiz da planta.
Nunca enterre a zona do enxerto de uma árvore enxertada. Caso contrário surgirão novas rebentação com características completamente diferentes da arvore pretendida.

➢  Rega: As regas devem ser realizadas conforme as exigências de cada espécies. A maioria das arvores de fruto apreciam solos húmido, mas nunca encharcado. A irrigação deve ser regular, especialmente nos períodos de seca.

Adubação: Uma planta cultivada em vaso necessita de um fornecimento equilibrado de nutrientes, porque está totalmente vulnerável ao espaço limitado pelo vaso.  
Pode ser realizada a partir de adubos químicos ou adubos orgânicos, obtidos de matéria vegetal ou animal. 
Os adubos orgânico fornecem os nutrientes de uma maneira equilibrada e contribuem para a biodiversidade do solo. 
Os adubos químicos e permitem um desenvolvimento acelerado dos cultivos. Os mais indicados para as árvores de fruto são os de libertação lenta, devem fornecer azoto, fósforo e potássio não esquecendo os micronutrientes que são igualmente essenciais. Devem ser colocados na superfície do solo, com a irrigação irão infiltrar-se e serão absorvido pelas raízes. A administração deve ser balanceada, porque a árvore sofre com a falta de nutrientes, mas principalmente com o excesso.

➢ Poda: A poda é um dos processos mais importantes de manutenção das árvores de fruto em vaso. Segue as mesmas diretrizes das árvores de cultivo direto, diferenciando-se apenas pelo controle do tamanho (Regras básicas da poda das árvores). É necessário manter a harmonia da planta, de modo a conservar o equilíbrio entre a produção de frutos e o crescimento da frutífera e manter uma boa proporção entre a raiz e a parte aérea.

Algumas árvores de fruto que pode cultivar em vaso


Pitangueira: A pitangueira adapta-se bem em vaso, precisa de sol pleno e de regas regulares. Apesar de ser oriunda de zonas de clima quentes e húmidos adapta-se bem em algumas regiões de Portugal. Suporta algumas geadas ligeiras: (Cultura da Pitangueira)

Araçá: Prospera bem em vaso e frutifica facilmente. Requer solos ricos em matéria orgãnica e  com boa capacidade de drenagem (Cultivo e Produção de Araçá). Cativa principalmente pela linda folhagem verde brilhante que faz lembrar o Ficus benjamina, uma planta ornamental de grande valor ornamental. 

Citrinos: Adaptam-se perfeitamente ao cultivo em vaso, desde que lhes seja fornecida uma boa exposição solar e regas generosas: (Cultivo das laranjeiras e citrinos no geral)

Mangueira: As mangas  prosperam bastante bem em vasos, especialmente as variedades anãs. Durante a época fria deve ser colocada num local protegido das geadas. No Norte e Centro de Portugal é difícil cultivar uma mangueira ao ar livre sem proteção, porque no Inverno a temperatura é muito baixa. Precisam de um solo poroso, leve e rico em matéria orgânica: (Cultura da mangueira - Mangifera indica

Abacateiro: Aprecia solos ricos em matéria orgânica e adubação frequente. A rega deve ser assídua, o abacateiro aprecia humidade no solo, mas sem encharcamento. (Cultivo e manutenção do abacateiro). 

Jambo: Não suporta muito frio, deve ser cultivado em local abrigado. Oferece uma linda folhagem e bela floração. Gosta da maioria dos solos, salvo os que contenham turfa.

Sem comentários:

Enviar um comentário