Aeonium floresens

Aeonium floresens
Descrição: O Aeonium floresens é uma suculenta robusta e ramificada que forma lindas rosetas coloridas. As folhas espatuladas exibem várias tonalidades de verde e um creme amarelado, criando um contraste peculiar. O aspeto e a cor da folhagem varia conforme a altura do ano, a idade da planta e as condições de cultivo a que é submetida.
Suas flores pequenas e aglomeradas são amarelas e brilhantes em forma de estrela. Geralmente surgem entre o final do Inverno e o final da primavera. 

Cuidados do Aeonium floresens


Condições de cultivo favoráveis: O Aeonium floresens gosta de ambientes bem iluminados, inclusive o sol direto. Os tons das folhas tendem a aprimorar quando a planta é cultivada em pleno sol. Contudo em alturas de calor excessivo deve resguardá-lo dos raios solares mais fortes.
Prefere ser cultiva em locais de temperaturas amenas, mas resiste a temperaturas mais elevadas e sobrevive ao frio até -2º, desde que não seja por períodos prolongados.       
O Aeonium floresens é uma suculenta fácil de cuidar e adapta-se a vários modos de cultivo, seja em pleno solo ou em vasos. O tamanho da suculenta varia conforme o tamanho do vaso em que é cultivada. Nos vasos grandes ou no cultivo em solo direto, alcançam proporções maiores.
Aprecia uma mistura de solo bem drenado, composta com uma parte de areia. O ideal é usar uma mistura indicada a cactos e suculentas (Como preparar terra para cactos e suculentas) .

Manutenção Aeonium floresens: Não precisa de poda, mas beneficia com a remoção das folhas velhas ou secas da base das rosetas. 
As regas devem ser pouco frequentes, devendo deixar secar a terra entre cada irrigação. Demasiado água no solo pode causar a podridão das raízes.
Aeonium Floresens não necessita de fertilização frequente, é suficiente fornecer um adubo indicado a cactos e suculentas ou um adubo equilibrado (tipo 10-10-10) na fase de crescimento.

Multiplicação do Aeonium floresens: É facilmente propagado por estacas na primavera. Basta cortar a roseta de topo com um pedaço de caule. Depois de cortada deixa-se a cicatrizar por 2 ou três dias, planta-se num vaso com substrato poroso. Coloca-se num local sombreado. Rega-se de modo a manter o solo ligeiramente húmido, mas sem encharcar.

Curiosidade: No final do Inverno a Variegação do Aeonium floresens tende a desvanecer. Geralmente esta mudança não dura muito mais que um mês. Após uns bons dias de sol a planta tenderá a recuperar a cor.

Sem comentários:

Enviar um comentário