O álcool isopropílico é eficiente e resolve mesmo e é completamente seguro, ele evapora rapidamente antes que qualquer dano possa ocorrer e apenas permanece a água na planta.
Embora as pragas sejam minúsculas, ela podem causar grandes estragos se não forem combatidas atempadamente. Os ácaros, cochonilha, pulgões e fungos, debilitam as plantas, enfraquecem-nas e se persistirem podem mesmo acabar com elas. Se não forem tratados rapidamente, estas pragas podem provocar danos irreparáveis, impedimento da fotossíntese e da floração, aparecem malformações, apodrecimento e manchas foliares, além disso elas espalham-se rapidamente e podem contaminar outras plantas vizinhas.
Nem sempre é fácil librar-se librar-se delas com produtos comuns, mas com álcool isopropílico é garantido.
Parte-se do principio de que o álcool é capaz de dissolver as ceras ou gorduras que revestem o corpo das pragas, desidratando-as e expondo o seu corpo frágil a todo o tipo de adversidades.
Como usar o álcool isopropílico na plantas
O álcool isopropílico pode ser pulverizado sobre as plantas com segurança, no entanto não é recomendado sob a forma de rega, já que que conforme as concentrações usadas pode limitar, danificar ou atrofiar o crescimento das plantas.
Dever ser usado sobre as plantas a 70%. Portanto se tiverem um álcool a 100%, devem dilui-lo.
Diluem-se 7 partes de álcool com 3 partes de água.
Nota: O álcool isopropílico não é igual ao álcool etílico, não deve ser utilizado para fins medicinais. Apesar destas divergências o álcool isopropílico também pode ser usado no controle de pragas das plantas, mas com diferentes concentrações (Como aplicar o álcool etílico nas plantas).
Ou seja, para fazer 1 lt de produto: 300 ml de água com 700 ml de álcool isopropílico.
Como usar? Basta borrifar o álcool diretamente sobre as partes infetadas das plantas, tendo o cuidado de verificar os pontos mais inacessíveis. Algumas pragas costumam ficar escondida em locais de difícil acesso, por isso é muito importante inspecionar bem toda a planta.
Geralmente, uma pulverização de álcool isopropílico é suficiente, mas pode ser necessário mais de uma aplicação. Recomenda-se uma observação regular, de modo a repetir a aplicação em caso de necessidade.
Mantenha o borrifador num lugar resguardado e aplique-o assim que as pragas indesejáveis aparecerem.
Outra possibilidade de uso, passa por molhar um cotonete ou algodão embebido com álcool isopropílico. Esfregue na superfície infestada, com o cuidado de revistar a parte de baixo da folha, as nervuras, o caule e pontos mais escondidos. Algumas pragas são facilmente removidas com este método, principalmente as cochonilha lanuginosa.
O álcool isopropílico garante o combate das pragas das plantas, e quando os problemas são fungos? Temos também uma excelente ajuda nos armários de nossa casa, a água oxigenada. Controla doenças fúngicas, a podridão e também algumas pragas. Estimula a formação de raízes, ajuda a recuperar plantas em estresse e muito mais. Veja aqui como a usar: Como preparar e usar a solução de água oxigenada
Nota: O álcool isopropílico não é igual ao álcool etílico, não deve ser utilizado para fins medicinais. Apesar destas divergências o álcool isopropílico também pode ser usado no controle de pragas das plantas, mas com diferentes concentrações (Como aplicar o álcool etílico nas plantas).
Sem comentários:
Enviar um comentário