Orquídea - Promenaea "Sunlight"

 A Promenaea "Sunlight" é uma pequena orquídea nativa do Brasil. Geralmente no seu habitat natural cresce sobre as árvores, mas por vezes também se encontram a crescer sobre as rochas.

Se há Orquídeas que passam despercebidas na fase de floração a Promenaea "Sunlight" não faz de todo parte desse grupo. Quando floresce ela se torna o centro das atenções, as suas vastas e abundantes flores amarelas, chamam a atenção pela intensidade da cor e pelo agradável aroma que libertam. O crescimento das inflorescências atinge cerca de 5 a 10 centímetros de comprimento e geralmente comportam 1 a 2 flores. Crescem sob o modo basal, lateral a pendente.

Orquídea - Promenaea Sunlight cuidados
Cultivo e cuidados da Promenaea "Sunlight"


Condições de cultivo favoráveis: Exige condições bastante sombreadas com luz filtrada e difusa. Não devem ser expostas à luz solar direta, principalmente nas horas de maior calor, sob o risco de provocar queimaduras na planta, mesmo que seja por curtos períodos de tempo.
Requer bastante humidade ambiental durante todo o ano, principalmente nas alturas de maior calor. 

Meios de cultivo: Dado que na natureza a Promenaea "Sunlight" cresce sobre as árvores, é indicada para o cultivo em tronco (Como cultivar orquídeas em troncos). Mas  também pode ser cultivada em recipientes rasos com boa drenagem. O substrato deve ser poroso e arejado, de modo a permitir um eficaz escoamento da água e uma rápida secagem das raízes da planta após a rega. Um substrato indicado a orquídeas epífitas reúne essas qualidades. 
Quando notar que o substrato começa a evidenciar sinais de decomposição deve ser trocado.

Manutenção da Promenaea "Sunlight"


Rega: No tempo mais seco e quente, as orquídeas que são cultivadas em tronco devem ser molhadas todos os dias, eventualmente várias vezes ao longo do dia. Com o cuidado de deixar secar as raízes entre cada pulverização de água. 
As plantas cultivadas em vasos devem ser regadas com menos frequência, ainda assim deve ser garantida alguma humidade no substrato, sem contudo o encharcar. O essencial é assegurar uma excelente drenagem, de modo a que as raízes sequem rápido entre as regas. 

Adubação: Durante a fase de crescimento ativo, forneça um adubo indicado a orquídeas, uma vez por semana. Aplique menos de metade da dose recomendada pelo fabricante.

A minha experiencia a Promenaea "Sunlight"


Este exemplar que veem na foto é uma pequena orquídea que comprei em promoção. Veio sem flor e apresentava-se num pequeno vaso. Pela foto da etiqueta eu verifiquei de que se tratava de uma Promenaea "Sunlight", Cresceu forte e saudável e no ano seguinte deu o ar da sua sua grassa com as maravilhosas flores amarelas. 
Os cuidados que tive: Primeiro retirei-lhe todos os restos de substrato e musgo que envolviam a raiz e dividi-a ao meio. Coloquei cada uma das partes sobre uma pequena placa de cortiça e aconcheguei-lhe as raízes com musgo, prendi com uma fita de rafia. Coloquei uma no tronco de uma árvore de folha persistente (Uma feijoa) e a outra na sombra de um terraço coberto e aberto. A primeira desenvolveu-se bem, protegida pela copa da minha árvore, mas no primeiro Inverno perdi-a. As temperaturas baixaram muito, chegaram a registar 6º negativos e ela não resistiu. A segunda que estava na proteção do terraço enfraqueceu mas resistiu. Felizmente recuperou e já floriu, agora falta encorpar novamente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário