A melhor maneira de plantar uma árvore

12 Dicas para plantar plantar árvores de fruto ou  ornamentais

Plantar uma árvore é ter o poder dar inicio a uma vida que vai alegrar o ambiente, dar energia, ar puro e alimento.  Garante frutos coloridos e apetitosos, com a certeza de que são indubitavelmente melhores quando são produzidos por nós.
Frequentemente são um marco ao longo de gerações, um sinal de alguém que por ali passou e quis deixar o melhor para os seus descendentes. Uma idealização que visa o amor ao próximo e ao planeta.

Uma árvore permanece no mesmo lugar durante muitos anos, portanto é importante fazer um estudo do local e ver os fatores a considerar que permitam não ter arrependimentos a longo prazo.
Á semelhança de outras plantas, as árvores de fruto têm necessitas e características especificas, portanto o primeiro passo para o sucesso passa por conhecer as particularidades especificas da árvore em questão e garantir o seu ótimo desenvolvimento, de modo a obter colheitas abundantes. Mas há regras que se adaptam á generalidade.

12 Dicas para plantar plantar árvores de fruto ou  ornamentais no seu jardim



Escolher a época de plantação é importante. As plantas compradas em vaso podem ser plantadas em qualquer altura do ano. As árvore de raiz nua são apenas plantadas na época de repouso vegetativo, que coincide com o final de Outono e Inverno.
É importante começar por analisar o local da plantação. Ter em conta a rede de esgotos, a rede elétrica e estruturas físicas que possam ser danificadas com o crescimento da árvore.
Outro passo essencial passa por certificar-se da qualidade da planta em questão. Mudas fracas produzem árvores de qualidade inferior.
Procurar fazer uma cova maior que o raizame da planta, pelo menos o dobro do tamanho. O buraco pode ficar maior, mas nunca menor, É essencial que as raízes da nova muda ao começarem a desenvolverem-se encontre uma terra arejada e rica. Caso contrario o crescimento da planta estagna. A terra retirada deve ser enriquecida com adubo e matéria orgânica. Retirar entulhos, pedras ou lixo. A nova muda deve ser aprumada, antes de ser aconchegada.
Ter a atenção de manipular a planta com cuidado, de modo a não desfazer o torrão na hora de retirar o vaso ou o involucro. Caso a escolha seja de uma árvore de raízes nuas, antes da plantação colocar a planta num balde com água, suficiente para cobrir todo o raizame. Com esta operação pretende-se hidratar as raízes e remover restos de solo indesejados. Remover as raízes quebradas, secas ou danificadas. Usar uma tesoura bem afiada e devidamente desinfetada.
Segurar a árvore na posição vertical e preencher e ir preenchendo com a terra retirada ao redor da raiz. Não enterrar o enxerto. Entre a raiz e o caule da árvore existe um nós, que são o ponto de inserção do enxerto. Enterrar esse ponto vai estimular o surgimento de raízes nessa zona e poderão surgir rebentações completamente diferentes da planta escolhida.
Geralmente o porta enxerto têm características completamente diferentes do ramo que se aplica em enxertia.
Tomar o cuidado de cobrir bem, de modo a que as raízes não fiquem expostas, mas não afundar demasiado, o colo da planta deve ficar rente ao nível da superfície. Pressione firmemente, mas sem comprimir demais o solo, evitando pisar diretamente o torrão das raízes, porque estas podem ficar danificadas e compactadas.
Colocar uma estaca firme e amarra-la à planta, esta deve estar distanciada a cerca de 10 centímetros. Este passo é importante para conduzir e dar estabilidade à pequena árvore, porque na fase inicial, se ela balançar muito vai ter dificuldade em se fixar e em enraizar. Na hora de prender ter a atenção de não apertar demasiado o atilho, sob o risco de este enforcar a planta durante o seu crescimento. Prefira um atilho ou fio largo de textura suave, de modo a não ferir  casca do tronco.
Depois da pequena árvore estar acomodada e aconchegada com a terra, fazer uma pequena caldeira à volta. O objetivo é reter a água da rega, criando uma poça e permitir que ela aprofunde. Se depois de regar, a terra à volta da árvore baixar, é sinal que ficaram espaços de ar dentro da cova. Acrescentar mais terra, até completar o nível do solo.
Durante os primeiros meses de vida é essencial regar a jovem árvore até que esta esteja plenamente estabelecida. O deve ser mantido húmido, mas não encharcado.
Cubra o solo ao redor da planta com cobertura vegetal seca (lascas de madeira, serradura, casca de pinheiro ou folhas secas). Esta permite  conservar melhor a humidade, diminuir o crescimento de ervas daninhas e enriquecer a composição do solo. Contudo a camada de mulching deve ficar afastada 5 centímetros do tronco da árvore. Leia mais em: Conheça as vantagens da cobertura de solo (Mulching)
Durante a fase de crescimento, cortar as brotações que vão surgindo na base da muda, estas consomem muito em nutrientes.

1 comentário:

  1. Gostei das informações.Muito úteis para este "jovem" agricultor.

    ResponderEliminar