Usar álcool etílico nas plantas

Usar álcool etílico nas plantas

Muito se têm falado sobre o uso de álcool isopropílico nas plantas, com o objetivo de eliminar as pragas e a verdade é que funciona muito bem. É um produto mais puro, bastante usado em laboratórios, contudo não é tão fácil de encontrar: Elimine as pragas das plantas com Álcool isopropílico
Em contrapartida o álcool domestico (etílico) está ao alcance de todos, mas fica a duvida? Posso aplicar álcool etílico nas plantas? A conclusão de uma intensa pesquisa não foi otimista, há quem defenda que ele não é tão puro quanto o álcool isopropílico e possa danificar ou manchar as plantas. 

Como aplicar o álcool etílico nas plantas


Duvidas á parte, eu arrisquei experimentar e devo dizer que o resultado foi muito animador, apesar de verificar manchas de queimaduras em algumas plantas mais sensíveis quando pulverizadas. 
Cada planta reage de uma maneira diferente ao álcool, umas resistem muito bem e outras sofrem, então o mais adequado é testar o produto numa pequena parte do vegetal antes realizar o tratamento definitivo (dois dias antes). Se a planta não apresentar sintomas depois deste tempo, provavelmente ela não vai sofrer danos com o procedimento.
O ideal é passar o álcool etílico diluído sobre uma pequena parcela da planta, fundamentalmente sobre as pragas. Deste modo reduzimos os riscos de toxidade ou de queimaduras. 


De modo  algum regue a planta com o álcool, aplique apenas na parte vegetativa. Quando aplicado nas raízes, ele retarda o crescimento das plantas, mesmo que seja de uma forma muito diluída, numa concentração mais elevada (apenas 25%), leva ao colapso da planta. 

Quanto ao seu uso localizado, ou seja, passar um algodão embebido diretamente sobre as pragas, não verifiquei estragos. Em resumo, não constatei estragos ou manchas justificáveis, portanto vou continuar a usar o álcool etílico nas minhas plantas. 

Como usar o álcool etílico nas plantas


Como é que se uso o álcool etílico? Da mesma maneira que o álcool isopropílico, mas de um modo mais diluído! 

Uso uma mistura de álcool etílico a 96% na concentração aproximada a 50%. Ou seja, meio por meio, uma metade água e outra metade de álcool isopropílico. Aos primeiros sinais de pragas, borrife a planta afetada diretamente com o álcool diluído. Deve ser aplicado de preferência de manhã bem cedo ou no fim da tarde.

Pode também embeber um algodão com o álcool e passa-lo sobre a praga e toda a zona afetada. Neste caso uso álcool puro de 70%. Esta ultima prática faço-a recorrentemente contra as cochonilhas que se grudam na planta e são difíceis de remover por outros meios e aplico-a sem medo em todo o tipo de plantas, orquídeas, suculentas, entre outras. Nunca tive efeitos indesejáveis.
Geralmente uso um cotonete, porque me permite chegar aos lugares mais inacessíveis das plantas. É importante não deixar nenhuma cochonilha viva, já que poderia infetar a planta de novo.

Nota: Eu aplico álcool apenas como medida de SOS nas plantas muito afetadas, independente de ser o etílico ou o isopropílico. Prefiro dar prioridade ao tratamento com água oxigenada, esta quando devidamente aplicada nunca danifica as plantas e ainda funciona como estimuladora (Truque da água oxigenada para as plantas).

Sem comentários:

Enviar um comentário