Crassula Tom Thumb

Crassula Tom Thumb

Nome científico: Crassula 'Tom Thumb'
Familia: Crassulaceae
Subfamilia: Crassuloideae
Género: Crassula
Origem: África do Sul
Nomes comuns: Tom Thumb
Sinônimo: Crassula 'Klein Duimpje'

Descrição: A Crassula Tom Thumb é uma pequena suculenta que apresenta um porte compacto e delicado, e pode crescer até 15 centímetros.
Desenvolve caules eretos compostos por folhas triangulares minúsculas organizadas ao pares de um modo oposto formando uma linda simétrica. As folhas possuem a cor verde claro e são cobertas na sua superfície por uma fina camada farinhenta. 
A Crassula Tom Thumb fica ainda mais bonita quando é cultivada ao sol, já que nesta condição ela revela uma linda tonalidade vermelha na extremidade das folhas. Esta mesma tonalidade também surge quando a planta é estressada pelo frio.
As flores são minúsculas e surgem na Primavera, agrupadas em inflorescências brancas que surgem na terminação do ramo.

Cuidados com a Crassula Tom Thumb


Condições de cultivo favoráveis: Gosta de climas quentes mas tolera diversas temperaturas. Resiste bem ao frio e geadas ligeiras, mas o ideal é que não desça os 0º. Quando a Crassula  Tom Thumb é submetida a temperaturas superiores a 30 ℃, é possível ela entrar em dormência. 
Pode ser cultivada em pleno sol ou em ambiente de meia sombra. Ela fica bem em qualquer local, até mesmo dentro de casa, desde que seja próximo a uma janela bem iluminada. A planta alcança um visual mais chamativo quando recebe boa exposição solar, nesta condição ela consegue obter tons de vermelho quase florescente nas extremidades das suas folhas, os entrenós encurtam e a suculenta apresenta um aspeto mais compacto. Quando cultivada em condições de luz solar insuficiente, ela tenderá a perder a cor original, cresce de forma frouxa alongada e perde resistência.
O substrato apropriado é aquele que é indicado a cactos e suculentas, mas podem ser usados outros tipos desde que sejam leves, tenham bom teor de matéria orgânica e facilmente drenáveis.

Manutenção da Crassula Tom Thumb: Cuidar da Crassula Tom Thumb é muitos simples e recompensador, segue as diretrizes básicas que se aplicam ao cultivo de suculentas.
Rega:  É muito resistente à seca, o ideal é regar profundamente o substrato e depois deixar drenar bem. A água deve ser dirigida à base da planta, procurando não molhar as folhas. É essencial deixar o substrato secar completamente entre as regas, evitar sempre os excessos, a suculenta pode facilmente apodrecer pelo contato prolongado com a humidade, principalmente em épocas frias, 
Adubação: A aplicação esporádica entre a Primavera e o Verão de um adubo equilibrado tipo NPK ou um adubo indicado a cactos e suculentas, é suficiente para garantir o bom desenvolvimento desta planta. Sua estação de crescimento é da primavera e ao outono, fora deste ciclo a planta não deve ser fertilizada, porque neste período ela não consome e o acréscimo destes elementos pode provocar desequilíbrios.

Multiplicação da Crassula Tom Thumb: A maneira mais fácil e rápida é propagar esta suculenta por meio dos pequenos rebentos laterais que ela emite a partir da base, estes podem ser destacados e plantados separadamente. No entanto eles também podem ser mantidos, para aumentar a touceira e obter uma planta mais volumosa e vistosa. 
A propagação por meio de estacas de caule é outro meio bastante usual e eficiente de obter novas mudas. Basta cortar uma fração do caule, tirar algumas folhas da parte inferior e deixar o corte cicatrizar. Por fim, plantá-la num substrato poroso, regar levemente e  repetir novamente sempre que o solo estiver completamente seco.

Esta suculenta é um hibrido obtido através do cruzamento de duas espécies diferentes de Crássulas: Crassula rupestris ssp rupestri e Crassula rupestris ssp. marnieriana

Sem comentários:

Enviar um comentário