Planta de picles - Delosperma echinatum

Planta de picles - Delosperma echinatum
Nome cientifico: Delosperma echinatum
Família: Aizoaceae
Gênero: Delosperma
Origem: Sul de Africa
Ciclo: Perene
Sinonímia: Mesembryanthemum echinatum,Trichodiadema echinatum, Delosperma pruinosum,
Mesembryanthemum pruinosum.
Nomes populares: Planta gelo, suculenta gelo, lingua de gato, pickle plant.

Descrição: O Delosperma echinatum é uma pequena suculenta de aspeto curioso e original, possui pequenos detalhes que a destacam de outras plantas com caraterísticas similares. 
As folhas, com aproximadamente  2,5 centímetros de comprimento têm formato ovoide, crescem de modo oposto sobre os caules e possuem tonalidade verde a rubro conforme a luz solar recebida. Tanto as folhas como os ramos apresentam pequenas estruturas que lembram espinhos, mas só de aspeto porque são inofensivos, na verdade são tricomas. Estes tricomas são glandulares e denotam pequenas vesículas repletas de água ao longo das superfícies, favorecem o brilho das folhas e dão-lhes a aparência de pequeno pepino tipo picles. Esta adaptação têm várias funções, tais como a redução da incidência luminosa sobre a superfície da folha e proteção contra perda de água, diminuindo a sua evaporação.
As suas flores delicadas lembram pequenas margaridas e vão surgindo ao longo da Primavera. Surgem na extremidade dos ramos e as suas cores podem variar em tons de amarelo ou branco. Quando a flor é fecundada dá origem a pequenos frutos repletos de sementes. Depois de maduros as capsulas abrem e as sementes ficam expostas e visíveis
O seu crescimento é rasteiro, geralmente forma uma base compacta e ampla sem ordem especifica. Quando cultivada diretamente no solo, a planta alastra facilmente. Os seus caules crescem de um modo ereto, por vezes com tendência pendente. Com o tempo vão adquirindo aspeto lenhoso e vão surgindo pequenas saliências brancas, por vezes confundidas com pequenas cochonilhas. 
As raízes são longas, musculosas, com saliências  e geralmente profundas. 

Cuidados com a Delosperma echinatum


Condições de cultivo favoráveis: Aprecia luminosidade abundante, fora da incidência solar direta. A tonalidade das folhas pode variar conforme a quantidade de luz que a suculenta recebe. Quando expostas ao sol direto as suas folhas assumem um tom mais escuro e perdem algum brilho, podem eventualmente ficar acastanhas com aspeto murcho. Sob condições de menor luminosidade, os caules apresentam um crescimento mais alongado e as folhas adquirem um verde mais claro e luzidio. Na foto apresentada acima pode-se ver à frente um Delosperma echinatum cultivado num ambiente bastante luz e atrás do lado esquerdo, cultivado num em ambiente de meia sombra.
Desenvolve-se bem em climas quentes e têm alguma tolerância ao frio, sendo contudo recomendado resguardar a planta sempre que aja possibilidades de geada ou de neve.
No seu habitat natural o Delosperma echinatum desenvolve-se em solos pobres e rústicos, portanto não é exigente quanto ao substrato desde que tenha boas capacidades drenantes, mas se lhe for oferecido um de qualidade superior, o seu desenvolvimento vai ser realçado (Como preparar terra para cactos e suculentas). . 

Manutenção da Delosperma echinatum: Os cuidados do Delosperma echinatum são bastantes básicos e muito similares à maioria das suculentas (cultivo de suculentas).
Rega: À semelhança de algumas suculentas a Delosperma echinatum é sensível ao excesso de humidade, podendo apodrecer dentro destas condições. O ideal é fornecer água apenas quando o substrato se encontre seco. É importante que o vaso tenha um bom sistema de drenagem, de modo a evitar que a água fique acumulada no substrato. 
Tratar a planta ao menor sinal de doenças fúngicas pode ajudar que a prevenir que a infeção alastre. A água oxigenada diluída é um excelente método curativo e preventivo contra os fungos e não só (Água oxigenada no tratamento das plantas).
Poda: Remover as folhas amarelas ou secas, de modo a melhorar condições de crescimento da planta. 
O crescimento do Delosperma echinatum não têm uma ordem especifica, apresentando por vezes um aparência desalinhada. Este aspeto pode ser contrariado com com ajuda da poda, dando a forma pretendida à planta.
Adubação: Evitar aplicar fertilizantes em excesso ou fora do período de crescimento ativo da planta. Entre a Primavera e o Verão fornecer um adubo tipo NPK, uma vez a cada três meses ou um adubo indicado a cactos e suculentas, conforme a indicação do rotulo.  

Multiplicação da Delosperma echinatum: Propaga-se facilmente, seja por meio de estacas ou através de sementes. 
Por estaca: É preferível escolher estacas lignificada e deixá-las cicatrizar por um dia ou dois. Depois enterram-se num substrato arenoso ligeiramente humedecido. Manter num local iluminado sem a incidência direta da luz solar. A altura ideal para esta operação situa-se entre a Primavera e o inicio do Verão.
Por sementes: Espalhe as sementes sobre um substrato arenoso. Vaporize com água de seguida e vá repetindo, evitando que o substrato seque, sem contudo o encharcar. A temperatura ideal para este processo situa-se entre os 20 e 30º C. Geralmente germinação acontece ao fim de duas semanas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário