Patinha de rã - Adromischus cristatus

Patinha de rã - Adromischus - cristatus
Nome cientifico
: Adromischus cristatus
Família: Crassulaceae
Género: Adromischus
Origem: Africa do Sul
Ciclo de vida: Perene
Nomes populares: patinha de rã, patinha de sapo, planta de folha enrugada, torta de limão.

Descrição: O Adromischus cristatus é uma suculenta peculiar com ramos curtos e eretos de 20 a 50 mm de comprimento cobertos por finas e vastas raízes aéreas que dão aspeto de um amontoado de pelos castanhos. O aspeto das folhas é outra particularidade interessante desta suculenta, o seu formato triangular e onduladas nas pontas, lembra as patinhas das rã. São ainda recobertas por minúsculos pelos, que lhes conferem um tom aveludado. 
Durante a primavera, a suculenta emite longas varas florais, das quais desabrocham pequenas flores brancas de formato tubular. Estas são compostas por cinco pétalas de cor branca com detalhes rosados.

Cuidados com a Patinha de rã - Adromischus - cristatus


Condições favoráveis de cultivo: É uma suculenta resistente que tolera bem o calor e o frio. Pode resistir às temperaturas baixas desde que não seja submetida a geadas intensas e prolongadas. Aprecia sol pleno de média intensidade, deve ser evitada a exposição solar nas horas de maior calor.  Se cultivar a sua patinha de tartaruga dentro de casa, coloque-a em num local que receba bastante luz solar, como perto de uma janela.
No seu habitat natural a Adromischus cristatus cresce em solos pobres, mas não significa que ela não aprecie solos ricos. Recomenda-se solos arejados com boa capacidade de drenagem, tal como as misturas indicadas a cactos e suculentas: (Como preparar terra para cactos e suculentas). 

Manutenção do Adromischus cristatus: O excesso de água pode comprometer  o desenvolvimento da planta, Recomenda-se praticar uma rega equilibrada, deixando secar o substrato entre cada irrigação. Não permitir o encharcamento e evitar o uso de prato sob o vaso. A rega da suculenta deve ser direta ao solo, evitando molhar as folhas, de modo a prevenir a propagação de fungos. 
As doenças fúngicas e as pragas precisam ser tratadas rapidamente de modo a deter o seu desenvolvimento e evitar uma possível propagação às plantas vizinhas: (Elimine as pragas das plantas com Álcool isopropílico), (Truque da água oxigenada para as plantas).
A fertilização da planta é normalmente necessária uma uma vez por mês durante os períodos de crescimento e floração, nas dosagens aconselhadas na rotulagem do produto.
Dado o seu crescimento lento, a troca de vaso é esporádico, só deve ser feita quando o tamanho da planta ultrapassa o recipiente de cultivo.

Multiplicação do Adromischus cristatus: Pode ser facilmente propagada por estacas de folhas, basta puxar suavemente uma folha saudável  e aguardar alguns dias, permitindo assim que a base da folha cicatrize antes de a colocar no solo. Durante esta fase é fundamental não regar demasiado, dado que a folha do Adromischus cristatus, poderá se decompor rapidamente.
Também pode ser propagada a partir de sementes, embora o processo seja mais difícil e demorado. Se optarem por esta técnica, certifiquem-se de que a temperatura esteja quente. O substrato deve ser bem drenado e deve ser regado sempre que estiver seco. A germinação é demorada, pode levar várias semanas, dependendo das condições de cultivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário