Família: Crassulaceae
Gênero: Cotyledon
Gênero: Cotyledon
Origem: África do Sul
Nome binomial: Cotilédone tomentosa
Manutenção da Patinha de urso - Cotyledon tomentosa: A rega da Pata de Urso segue as diretrizes gerais de outras suculentas, não gosta de excesso de água, regue apenas quando o solo se apresentar seco e nunca deixe água estagnado no pratinho. As regas excessivas podem favorecer o apodrecimento basal e propiciar infestações de pragas e fungos.
Nome binomial: Cotilédone tomentosa
Nomes populares: Patinha de urso, pata de urso, patinha de gato, bear's paw.
Descrição: A Cotyledon tomentosa é uma suculenta que cresce como um pequeno arbusto ramificado que pode atingir em média 50 centímetros de altura.
As folhas são verdes, felpudas, ovais e grossas, recobertas de uma penugem esbranquiçada e com "dentes" proeminentes nos ápices, que lembram as garras da patinha do urso.
As flores surgem geralmente na Primavera, têm o formato de sino com tons que vão do amarelo claro ao alaranjado e alaranjado avermelhado.
Cuidados com a Pata de Urso - Cotyledon tomentosa
Condições de cultivo favoráveis: A patinha de urso beneficia com a luz solar direta nos períodos menos quentes do dia, consegue adaptar-se a condições de menos luminosidade mas as folhas crescerão mais espaçadas e as pequenas "garras" perderão aquela tonalidade vermelho acastanhado que as caracteriza.
Suporta suporta bem o frio e o calor, com temperaturas entre 5º e os 39ªºC, só não tolera a geada.
Deve ser cultivada em solos que garantam uma boa drenagem, leves e porosos. Escolha um substrato próprio para cactos e suculentas ou opte por fazer a sua própria mistura em casa: (Como preparar terra para cactos e suculentas).
Evite molhar as folhas, os tricomas ("cabelos" nas folhas) podem afixar a água por mais tempo e levar ao aparecimento de algumas doenças fúngicas.
Ela gosta de adubação, no período de crescimento ativo, nas estações mais quentes entre a Primavera e o Verão, forneça um adubo equilibrado (10-10-10).
Multiplicação da Patinha de urso - Cotyledon tomentosa: Propaga-se bem por meio de folhas, apesar de ser um processo demorado (Como multiplicar as suculentas através das folhas), a maneira mais fácil é fazer a multiplicação através de estacas. Para cultivar Cotyledon tomentosa a partir de estacas, remova um caule da planta e deixe-o cicatrizar antes de o plantar em solo bem drenado. Regue sempre que o solo estiver completamente seco e mantenha protegido do sol.
Curiosidades da Patinha de urso - Cotyledon tomentosa: Apesar do seu ar gracioso e inofensivo, esta linda suculenta é venenosa e altamente tóxica para os humanos, cães, gatos, bovinos, ovinos, caprinos e outros animais. Os sintomas de envenenamento são caraterizados com apatia, hipersalivação e tremores, irregularidade cardíaca e insuficiência cardíaca.
No seu habitat natural, a patinha de urso cresce em campos rochosos e em falésias íngremes, locais com solo poroso e uma excelente drenagem.
No seu habitat natural, a patinha de urso cresce em campos rochosos e em falésias íngremes, locais com solo poroso e uma excelente drenagem.
A particularidade da forma não é só atribuída à Cotyledon tomentosa, o universo das plantas suculentas é repleto de cores, formas e fantasias, que nos cativam com a sua beleza, aqui no cantinho verde já nos referimos à anatomia peculiar de outras plantas suculentas que são comparadas a animais : Kalanchoe tomentosa (Orelha de gato), Crassula gollum (Orelhas de Shrek), Kalanchoe thyrsiflora (Orelha de elefante), Opuntia Microdasys(Orelha de coelho), Sedum Morganianum (Rabo de burro).
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar